quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Aos 38 anos, Rivaldo paulista pelo são paulo

Atualizado em 03/02/2011 16h47
Aos 38 anos, Rivaldo completa trajetória no trio de ferro paulista
Revelado no Mogi, ele começou a trilhar seu sucesso no Corinthians, brilhou no Palmeiras e agora, perto da aposentadoria, vai jogar pelo Tricolor

montagem Rivaldo apresentado no Corinthians Palmeiras São Paulo (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)

Assim que tocar na bola nesta quinta-feira, na partida contra o Linense, pela sexta rodada do Campeonato Paulista, Rivaldo completará um ciclo para poucos dentro do futebol paulista. Afinal de contas, terá vestido a camisa de Corinthians, Palmeiras e São Paulo, que formam o trio de ferro da cidade. O jogador, no entanto, não quer ser lembrado pelo que fez no passado. A partir de agora, vale apenas o que mostrar com a camisa 10 do time do Morumbi.

- A história conta muito para o respeito da torcida e da imprensa. Mas eu não vivo de passado, o que fiz já foi. Tenho que fazer algo pelo São Paulo pra conseguir títulos e grandes jogos. Outros jogadores com mais idade estão fazendo a diferença nos seus clubes, e eu quero fazer também. Tenho personalidade, sei que é um desafio grande e nem todos têm essa coragem. Mas, como me cuido e tenho muita confiança no meu futebol, sei que vou fazer muito pelo São Paulo - ressaltou.

A lista de atletas que jogaram pelos três maiores clubes da cidade tem nomes importantes, como Muller, que conquistou títulos no Palmeiras e no São Paulo, além de Luizão e Elivélton, que foram campeões nos três clubes. No passado, destaque para Claudio Pinho, atacante que fez história com a camisa do Corinthians (é o maior artilheiro do clube de Parque São Jorge, com 306 gols marcados em 554 partidas), mas que atuou pouco pelos rivais.

O curioso nessas três passagens de Rivaldo é que cada uma representou um momento bem definido da carreira do hoje consagrado pentacampeão mundial.

- A passagem pelo Corinthians foi muito importante porque eu era uma revelação e estava buscando o meu espaço. Tudo foi muito difícil, eu saí do Mogi Mirim e cheguei ao Corinthians, com toda a sua torcida. Fiquei um ano e consegui mostrar o meu futebol - comemorou o jogador. (assista ao lado a lances da vitória do Corinthians sobre o Flamengo, em 1993, com gol de Rivaldo).

Ao final do seu contrato com o time do Parque São Jorge, não houve acordo financeiro para que o jogador continuasse. Veio então o Palmeiras, que, com a ajuda financeira da Parmalat, contratou o jogador e o levou para um time que se transformou numa máquina de conquistar títulos. Foi campeão brasileiro de 1994, com direito a gol na grande decisão contra o Corinthians (veja no vídeo abaixo), e campeão paulista de 1996, na equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo, que marcou mais de cem gols na competição.

- O início no Palmeiras não foi nada fácil. A torcida tinha muita desconfiança por eu ter vindo do Corinthians. A pressão foi forte, mas consegui me sair muito bem - lembrou.

Na sequência, foi negociado com o La Coruña-ESP. De lá, ainda defendeu Barcelona, Cruzeiro, Olympiakos-GRE, AEK-GRE e Bunyodkor-UZB, antes de decidir retornar para o Brasil. E agora, qual o sentimento para estrear com a camisa do São Paulo?

- Agora, não tenho dúvida de que tudo será mais fácil. Já tive muitas estreias na carreira. Certamente, o que vai ajudar é a estrutura que o São Paulo tem e a qualidade dos meus companheiros. Espero que eu possa ter aqui o mesmo sucesso que tive nos outros clubes - concluiu o jogador, animado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin