sábado, 7 de maio de 2011

Em 2011, Coxa tem o melhor aproveitamento do mundo


Invicto Coritiba deixa para trás Barcelona e Manchester United

Gol do Coritiba Sem Freio - Coritiba x Palmeiras (Foto: Felipe Gabriel) Bonde do Coxa Invicto atropelou o Palmeiras na Copa do Brasil (Foto: Felipe Gabriel)
Igor Siqueira
Publicada em 07/05/2011 às 07:00
Rio de Janeiro (RJ)
Com a goleada sobre o Palmeiras por 6 a 0, pelas quartas de final da Copa do Brasil, quinta-feira passada, o Coritiba se confirmou como o time com melhor aproveitamento do futebol mundial em 2011, superando inlcusive Barcelona e Manchester United – finalistas da Liga dos Campeões –  e Porto, campeão português e finalista da Liga Europa.

- O trabalho está sendo bem desenvolvido. Quem deve estar incomodado agora é quem desconfiava desse time - alfinetou o treinador do Coxa, Marcelo Oliveira.

A 24 vitória seguida do time paranaense na temporada não poderia tem um roteiro melhor: contra um time de tradição e de goleada.

- Pegamos o Palmeiras de surpresa. Tivemos uma noite muito inspirada e não deixamos eles jogarem - afirmou o comandante.

À medida em que o time se destaca e o Brasileirão se aproxima, o interesse por jogadores do Coritiba cresce, mas Marcelo Oliveira está tranquilo com relação ao assédio.

- A diretoria trabalhou bem e se planejou para isso. A maior parte dos contratos dos nossos jogadores é de dois, três anos - disse Oliveira.

O desempenho do Coxa impressiona. E já tem torcedor comparando o time ao Barcelona. Mas o técnico afasta a euforia.

- Isso é exagero. Estamos muito longe disso. Mas o Barça é exemplo de toque de bola e recomposição da marcação - relatou.

Melhores campanhas:

1) Coritiba – 29 jogos (27 vitórias, 2 empates) – 81 Gols Pró e 19 Gols Contra. Aproveitamento de 95,4%.

2) Fenerbahçe – 16 jogos (14 vitórias, 1 empate e 1 derrota) – 36 Gols pró e 14 Gols Contra. Aproveitamento de 89,5%.

3) Porto – 27 jogos (22 vitórias, 1 empate e 4 derrotas) – 64 Gols Pró e 24 Gols contra. Aproveitamento de 82,7%.

4) Barcelona – 30 jogos (22 vitórias, 3 derrotas e 5 empates) – 66 Gols Pró e 20 Gols Contra. Aproveitamento de 78,8%.

5) Olympique Marseille – 19 Jogos (13 vitórias, 4 empates e 2 derrotas) - 29 Gols Pró e 18 Gols Contra. Aproveitamento de 75,4%.

6) Manchester United – 27 jogos (19 vitórias, 3 empates e 5 derrotas) – 49 Gols Pró e 20 Gols Contra. Aproveitamento de 74%.

7) Milan – 23 jogos (14 vitórias, 7 empates e 2 derrotas) – 39 Gols Pró e 14 Gols Contra. Aproveitamento de 71%.

8) Velez – 20 jogos (12 vitórias, 4 empates e 4 derrotas) – 40 Gols Pró e 18 Gols Contra. Aproveitamento de 66,6%
BATE-BOLA
Marcelo Oliveira, técnico do Coritiba
Onde está a força do Coritiba nesta temporada?
Não temos estrelas e nem somos brilhantes, mas o Coritiba demonstra muita disposição, é um time que joga pelo coletivo. Consegui montar uma equipe que marca, é rápida e de boa técnica.

Neste ano você recebeu um presentão do Ney Franco, não é?
Eu peguei uma base muito boa e vencedora do Ney. A partir disso, dei mais consistência defensiva ao time, aumentando a estatura dos defensores e prendendo os laterais, formando uma linha de quatro mais sólida atrás. Temos um meio muito talentoso, e não deixamos de buscar o ataque.

Vai ser difícil ficar fora da Copa do Brasil. Já está pensando em Flamengo e Ceará?
É. Estamos com a vaga praticamente assegurada, mas o que vier depois não vai fazer diferença. O Flamengo é um time que tem uma camisa muito importante, mas o Ceará mostrou ter uma boa equipe também.

Para o Brasileiro, o Coxa pensa em reforços?
A base deve ser mantida e acertamos com o volante Gil e contratamos o meia Éverton, do Caxias. Mas estou muito satisfeito com o que temos aqui.



O RENASCIMENTO
2009O ano do centenário do clube tinha tudo para ser de conquistas. Mas o Coxa não faturou o Estadual, caiu na semi da Copa do Brasil e, pior, foi rebaixado para a Série B, perdendo no Couto Pereira para o Fluminense, na última rodada. A partida terminou com uma a batalha campal, que resultou em punição para o clube.
2010O rebaixamento foi página virada no Coritiba. O time se reformulou e iniciou o projeto para voltar à elite. Ney Franco, que assumiu o time no final do Brasileiro do ano anterior, permaneceu e foi o mentor do time. Vieram os títulos do Paranaense (mesmo mandando jogos em
Joinville) e da Série B, com antecipação.
2011Sob o comando de Marcelo Oliveira, faturou o Paranaense, quebrou o recorde de invencibilidade no estado (33 jogos, contando com 2010, recorde que era do rival Atlético-PR). É dono da maior série invicta do Brasil: 27 (bateu marca do Palmeiras-96, com 21). E tem o maior número de vitórias seguidas no país: 24.
5/5, a quinta-feira mágicaA 24ª vitória seguida na temporada veio contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil, em uma goleada histórica por 6 a 0, no Couto Pereira. O triunfo mais expressivo sobre o Verdão em 101 anos de existência do Coxa. Até onde vai esse bonde sem freio paranaense, que já contabiliza 81 gols na temporada?

ESTE É O SUPERCOXA!
Um dos diferenciais do Coritiba é que o time titular sofre pouquíssimas alterações, seja técnica ou por lesão. E ainda conta com um reserva de luxo, que está em ótima fase: Anderson Aquino.
O Coxa consegue manter o elenco? Confira a situação dos vínculos de cada um destaques do Coritiba:
- Vínculo até 12/2011: Edson Bastos e Jeci;
- Vínculo até 12/2012: Jonas e Marcos Aurélio;
- Vínculo até 12/2013: Emerson, Lucas Mendes, Leandro Donizete, Léo Gago, Rafinha e Anderson Aquino
- Empréstimo até 12/2011: Davi (Avaí) e Bill (Corinthians)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin