domingo, 28 de março de 2010

classico pela classificação!

Gazeta Esportiva.Net - O melhor Portal de esportes do Brasil


Os rivais Corinthians e São Paulo tinham todas as condições de chegar tranquilos ao clássico deste final de semana, mas ambos foram derrotados de forma surpreendente na rodada passada do Campeonato Paulista e criaram um ambiente de cobrança às vésperas de jogos importantes na Copa Libertadores da América. Portanto, o duelo no Pacaembu será decisivo para o Timão, que está fora do G-4 do Estadual, e também pressiona o Tricolor.
Após perder para o Paulista, o time de Mano Menezes precisa usar o compromisso deste domingo, às 16 horas (de Brasília), para apagar a recente polêmica envolvendo o atacante Ronaldo, que foi hostilizado por um grupo de torcedores e respondeu com um gesto obsceno. Mas a pressão dos últimos dias não deixa o treinador alvinegro menos esperançoso.
"Clássicos são perdidos e vencidos dentro de campo, e não na véspera. As equipes estarão fortes, pois isso envolve a tradição do jogo. O São Paulo tem uma folga maior na tabela, e nós temos que jogar tudo ou nada. Faremos isso", afirma, lembrando que o seu time segue com 26 pontos e acabou ultrapassado por Portuguesa e Grêmio Prudente.
Apesar de não passar por um momento tão complicado quanto o do rival, o Tricolor voltou a despertar o receio de sua torcida depois de cair diante do Bragantino. Porém, assim como Mano Menezes, o técnico Ricardo Gomes ignora o recente tropeço e também nega qualquer interferência dos bastidores, que esquentaram em clássicos envolvendo os dois clubes nos últimos anos.
"Os jogadores separam bem as coisas. Se colocar São Paulo e Corinthians em um amistoso, será um jogo pegado. Imagine valendo pontos para a classificação. Tudo o que acontece nos bastidores acompanha a partida, mas o que interessa é o campo", analisa o treinador, que segura o Tricolor no terceiro lugar do Paulistão, com 30 pontos.
As duas equipes duelam no Pacaembu não apenas em busca da reação no campeonato local, mas também de olho na Copa Libertadores. Os rivais aparecem na liderança de seus respectivos grupos no torneio, mas necessitam de mais tranquilidade. Na quarta-feira, o Tricolor enfrentará o Monterrey, no México. Já o Timão terá compromisso no dia seguinte, no Pacaembu, contra o Cerro Porteño.
Por coincidência, Mano Menezes e Ricardo Gomes optaram por um planejamento semelhante neste início de ano justamente em função do torneio continental. Ambos promoveram rodízio entre os seus titulares no início do Estadual por conta da importância da outra competição.
Montagem sobre fotos Gazeta Press
Ricardo Gomes e Mano Menezes comandaram treinos secretos às vésperas do clássico
"Encaminhamos a temporada de forma parecida. O São Paulo já vem jogando muitas Libertadores e sabe como deve ser conduzida a situação. E o Corinthians veio com conhecimento de causa. Isso faz com que a gente tenha alguma dificuldade inicial, mas o trabalho vai surtir efeito logo ali na frente. Penso mesmo que poderíamos estar melhores no Paulista, mas foi em função de erros que cometemos", pondera o comandante alvinegro, agora disposto a abrir mão do revezamento no time.
Curiosamente, os dois treinadores decidiram colocar força máxima no clássico e não foram influenciados apenas pelo desejo dos três pontos. No São Paulo, por exemplo, existe a pressão para acabar com um tabu, já que não vence um Majestoso desde 2007. Desde então, foram quatro triunfos alvinegros e quatro empates. Também por isso, o atacante Washington não esconde a ansiedade pelo duelo.
"Com certeza, é uma partida que mexe. É um encontro histórico e com muita rivalidade. Todos querem ganhar. Quem está mal pode pegar moral com uma vitória. E quem está bem pode afundar a partir de um clássico. Sabemos que será dificílimo, até pela derrota dos dois times na rodada passada. Ninguém quer perder novamente", ressalva.
O técnico Mano Menezes deverá ter quatro desfalques para o compromisso. A ausência mais inesperada será a do goleiro Felipe, com dores na coxa direita, que deverá ser substituído por Rafael Santos. O lateral direito Alessandro segue entregue ao departamento médico em função de um desconforto muscular, enquanto Chicão ainda não se recuperou de um problema na sola do pé. Já o argentino Defederico continua em processo de recuperação de lesão no púbis.
Porém, o treinador alvinegro tem garantida a participação de Ronaldo, que formará dupla de frente com Dentinho. No meio-campo, o ex-são-paulino Danilo terá a oportunidade de encarar o clube em que ganhou mais destaque. "O Danilo é o nosso articulador e já mostrou que tem potencial", elogia Mano, que preservou o atleta na derrota por 1 a 0 para o Paulista.
Do outro lado, Ricardo Gomes avisou que quer força máxima para triunfar no Pacaembu e, com isso, promoverá os retornos do zagueiro Alex Silva e de Washington, que foram preservados na rodada passada.
Dessa forma, o Coração Valente voltará a atuar em parceria com Dagoberto, enquanto a zaga são-paulina conta novamente com a dupla Miranda e Alex Silva. Outra novidade é o retorno do meio-campista Cléber Santana após suspensão automática, no lugar de Jorge Wagner.


)
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS X SÃO PAULO
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data:
28 de março de 2010, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)
Assistentes: Émerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Herman Brumel Vani (SP)
CORINTHIANS: Rafael Santos (Felipe); Moacir, William, Paulo André (Leandro Castán) e Roberto Carlos; Ralf, Elias, Jucilei e Danilo; Dentinho e Ronaldo
Técnico: Mano Menezes

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Jean, Alex Silva, Miranda e Junior Cesar; Rodrigo Souto, Hernanes, Cléber Santana e Léo Lima; Dagoberto e Washington
Técnico: Ricardo Gome

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin